Para sua Segurança - Cuidado com os pneus

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Honda de pneus novos: cuidados e dicas para uma melhor conservação

Pneus de moto novos e de boa qualidade não significam apenas mais segurança para sua condução, mas garantem que a sua moto se comporte conforme o padrão estabelecido pela fábrica, desde que a parte ciclística esteja em ordem. Conservar os pneus em boas condições também pode evitar gastos desnecessários.

Um grande erro na troca de pneus é optar pelos "recauchutados''. Além de estarem fora da lei, eles não oferecem o mesmo desempenho de um pneu novo, em durabilidade e aderência. Isso pode gerar riscos à sua segurança. 

É importante ressaltar que os pneus não devem ser trocados apenas em casos de desgastes, mas também quando esses estiverem velhos e ressecados. É possível identificar na lateral do pneu pequenas rachaduras que indicam que o composto da borracha está degradado pela idade. Abaixo, separamos algumas dicas importantes que irão facilitar a conservação do pneu da sua moto.  

Observe a sigla “TWI” 

Todo pneu de moto tem, em sua lateral, a sigla “TWI” que em português quer dizer “indicador de desgaste”. Ao identificar essa sigla, você irá observar que ela coincide com um ressalto no interior dos sulcos. Se a borracha desse ressalto nos sulcos se alinhar, ou seja, se aproximar da borracha que encosta no solo, é um sinal de que seu pneu precisa ser trocado. Mesmo que ele mantenha o desenho original ou não esteja “careca”, a profundidade do sulco não será suficiente para proporcionar segurança em dias chuvosos. Sendo assim JAMAIS utilize pneus “riscados”, aqueles que alguns borracheiros refundam os sulcos dando a impressão de novos.

Opte por equipamentos originais para sua moto

Na troca dos seus pneus, é importante que você opte sempre pela medida original determinada por fábrica. Quanto maior ou mais largo for o seu pneu, mais pesado ele será, e isso significa maior consumo e pior performance. Fora isso, há o risco de um pneu maior raspar em partes como balança e para-lamas, o que não é muito indicado.

Ao projetar sua moto, os engenheiros trocam informações com os responsáveis pela fabricação do pneu e, a partir dessa comunicação, é determinado o modelo ideal para sua moto. Essa decisão é validada pelo piloto de teste. Sendo assim, na hora de escolher pneus novos, procure equipamentos originais que constam no manual do proprietário. Você pode escolher outras alternativas, mas isso pode ter influência no comportamento da sua moto. 

Realize a troca com profissionais adequados

A troca dos pneus velhos da sua moto, ou seja, a montagem e desmontagem, deve ser feita de preferência por um profissional experiente. Essa atividade exige cuidado e o uso de ferramentas adequadas, já que componentes como freios e transmissão devem ter ajustes exatos. Além disso, a troca inadequada do equipamento pode danificar os seus pneus novos e as rodas.

Não abuse dos pneus novos

É importante acostumar seus pneus novos ao novo padrão de aderência, isso também significa não cometer excessos. Não abuse dos pneus em frenagens, curvas e acelerações fortes. Além disso, os pneus só irão atingir uma performance ideal após alguns quilômetros.  Outra dica importante é manter sempre a calibragem do pneu indicada no Manual do Proprietário, na dúvida passe na Rondo Motos que fazemos isso pra você.

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